Países do Mundo

CREATE BY_20240610_214014_0000

Cazaquistão

Informações Gerais

 

 

 

Embaixada do Cazaquistão no Brasil
Endereço: Setor de Habitações Individuais Sul – SHIS, QL 24, Casa 20, Lago Sul, Brasília – DF, Brasil, CEP 71665-075
Telefone: (61) 3879-4602

Embaixador: Sr. Bolat Nussupov

 

 

  • Nome oficial: República do Cazaquistão
  • Capital da República do Cazaquistão: Astana
  • Presidente: Kassym-Jomart Kemeluly Tokayev
  • Região: Ásia (Ásia Central)
  • Território: 2.724.900 km²
  • População: 20 milhões de pessoas
  • Dia da independência: 16 de dezembro de 1991 (da URSS)
  • Divisões administrativas: Estado unitário, composto administrativamente por 20 unidades territoriais: 17 regiões e 3 cidades de significado republicano
  • Controle governamental: República presidencial
  • Chefe de Estado: Presidente eleito por 7 anos
  • Órgão legislativo principal: Parlamento bicameral (Senadi e Mazhilis)
  • Órgão executivo supremo: Governo da República do Cazaquistão
  • Moeda: Tenge cazaque (KZT)
  • Código ISO: KAZ
  • Domínio da web: .KZ

 

A República do Cazaquistão é um estado unitário com sistema presidencial de governo. Sob a Constituição, o Cazaquistão é um estado democrático, secular, legal e social, que reconhece o homem, sua vida, direitos e liberdades como os valores supremos do país. O Cazaquistão conquistou sua independência em 16 de dezembro de 1991. Astana é a capital do país. A língua cazaque é a língua oficial do Cazaquistão. A língua russa tem status de língua de comunicação interétnica. A unidade de moeda usada no Cazaquistão é o tenge.

Posição Geográfica

 

 

 

A República do Cazaquistão ocupa uma posição geográfica muito vantajosa, estando na parte central do continente euro-asiático a uma distância igual dos oceanos Atlântico e Pacífico. A área do país é de 2724,9 mil km². O indicador é o nono do mundo e o quarto entre os países da Eurásia.

Estrutura administrativa: e territorial

 

 

A estrutura administrativa e territorial do país inclui 17 regiões e 3 cidades de importância para a república. A população do Cazaquistão é de pouco mais de 20 milhões de pessoas. Com um território de 2 milhões e 724,9 mil quilômetros quadrados, o país é o nono maior do mundo em área. No norte e oeste, a república faz fronteira com a Rússia: 7.591 km (a fronteira terrestre contínua mais longa do mundo), a leste com a China: 1.783 km, ao sul com o Quirguistão: 1.242 km, Uzbequistão: 2.351 km e Turcomenistão: 426 km. O comprimento total das fronteiras terrestres é de 13.200 km.

 

O Cazaquistão é o maior país do mundo que não tem acesso direto ao Oceano Mundial. A maior parte do território do país é formada por desertos – 44% e semi-desertos – 14%. As estepes ocupam 26% da área do Cazaquistão, florestas – 5,5%. Existem 8,5 mil rios no país. A parte nordeste do Mar Cáspio está incluída nas fronteiras da república. O Mar de Aral é dividido entre Cazaquistão e Uzbequistão. Existem 48 mil lagos grandes e pequenos no Cazaquistão. Os maiores deles são Balkhash, Zaysan e Alakol. A distância dos oceanos determina o clima nitidamente continental do país.

População

 

 

A população total do Cazaquistão excede 20.000.000 de pessoas.

 

A República do Cazaquistão hoje é um estado com uma composição multiétnica da população. De acordo com dados de 2023, os cazaques compõem a maioria da população – 70,6%, a parcela da população russa – 15,1%, uzbeques – 3,2%, ucranianos – 1,9%, uigures – 1,5%, alemães – 1,1%, tártaros – 1,1%, azerbaijanos – 0,7%, coreanos – 0,6% e outras nacionalidades.

 

O maior número de cazaques é observado na região de Turquestão – 1,5 milhão, a maioria dos russos de seu número total vive em Almaty – 428 mil, uzbeques – na região de Turquestão – 378 mil pessoas, ucranianos – na região de Kostanay – 86 mil, dos 297 mil uigures, a maioria vive na região de Almaty – 120 mil pessoas

Símbolos Nacionais

 

 

Na República do Cazaquistão, os símbolos do Estado são a Bandeira Estatal, o Brasão de Armas e o Hino Nacional.

Turismo

 

 

 

 

A natureza única do Cazaquistão surpreende. Ela deslumbra o viajante com a grandiosidade das vastas estepes e cúpulas douradas de mesquitas, a superfície azul do Lago Balkhash e os prédios modernos de Astana. As cidades da Grande Rota da Seda e o cosmódromo de Baikonur, todos esses representam o Cazaquistão. Ocupando uma posição geográfica vantajosa e estando no centro do continente euro-asiático, a natureza do país é uma simbiose que absorveu os traços naturais mais brilhantes de ambas as partes do continente.

 

Por um lado, há cidades em rápido desenvolvimento com prédios modernos, por outro lado, há a natureza intocada do Cazaquistão, desertos, cidades antigas e belas paisagens alpinas. Aqui você pode se familiarizar com as “yurts” (casas de nômades), beber “kumys” (leite de égua), provar pratos incríveis da culinária nacional, respirar o ar curativo e contemplar paisagens de montanha excepcionalmente belas. Por exemplo, o aglomerado de montanhas altas do Cazaquistão pode ser chamado de um dos mais fascinantes.

 

Devido à pandemia de coronavírus, o turismo doméstico está se desenvolvendo mais rapidamente no Cazaquistão, o que resultou na abertura de novos locais e instalações. Independentemente da atração por atividades ao ar livre, rotas de montanha, passeios a cavalo e locais históricos antigos, as férias em resorts sempre serão as mais populares e procuradas entre os turistas.

 

A natureza é praticamente a principal razão do interesse dos viajantes em nosso país, embora o patrimônio arquitetônico também atraia muita atenção.

 

Em todo o mundo, o ecoturismo está se desenvolvendo mais ativamente perto de áreas de conservação designadas: parques nacionais e reservas. É assim que os oásis da natureza selvagem são deixados intocados pela civilização e mesmo se alguma atividade humana for permitida, ela é estritamente regulamentada.

 

Não é preciso dizer que o Cazaquistão tem um grande número de áreas de conservação únicas.

 

Assim, no artigo, descrevemos uma dúzia de lugares únicos no Cazaquistão que parecem saídos das pinturas dos grandes artistas. Lá você pode tirar fotos incrivelmente bonitas, então se você tem uma câmera, certamente deve usá-la durante uma viagem.

 

Viajar sozinho é uma nova tendência no turismo resultante da pandemia global. E o Cazaquistão, considerando seu vasto território, baixa densidade populacional e abundância de parques naturais, é um lugar único para viagens solo quando o distanciamento social será algo discreto e natural.

Visto

 

Restrições Alfandegárias

 

 

O Cazaquistão faz parte da União Econômica Eurasiática (UEE). Isso significa que no território de nosso país aplicam-se as mesmas regras para o transporte de diversos bens através da fronteira como nos outros países da União Aduaneira. Pessoas físicas podem importar tabaco e produtos de tabaco: 200 cigarros, ou 50 charutos, ou 200 produtos de tabaco aquecido (“sticks”), ou 250 gramas de tabaco não excedendo o valor equivalente a 10.000 euros e pesando não mais que 50 kg em bagagem acompanhada e não acompanhada por ar para o território da União Econômica Eurasiática.

 

Até hoje, o limite para a importação isenta de impostos de bens para uso pessoal entregues por transportadora, rodoviário, ferroviário, aquaviário ou a pé foi prorrogado até 1º de abril de 2024. Assim, há uma permissão para pessoas físicas importarem tabaco e produtos de tabaco: 200 cigarros, ou 50 charutos, ou 200 produtos de tabaco aquecido (“sticks”), ou 250 g de tabaco, não excedendo um valor equivalente a 1000 euros e pesando não mais que 31 kg até 1º de abril de 2024, respectivamente.

 

Também é permitida a importação de bebidas alcoólicas com concentração alcoólica superior a 0,5%, importadas em bagagem acompanhada e não acompanhada de no máximo 3 litros por pessoa. Hoje, há restrição para exportação de moeda estrangeira em espécie e instrumentos monetários em moeda estrangeira no valor superior ao equivalente a 10.000 dólares americanos, calculado à taxa do Banco Nacional da República do Cazaquistão estabelecida na data da exportação. Assim, há permissão para cada pessoa física exportar moeda estrangeira em espécie não superior ao equivalente a 10.000 dólares americanos.

Moeda

 

 

A moeda nacional do Cazaquistão é o tenge cazaque. A moeda foi colocada em circulação em 15 de novembro de 1993. O dia da introdução da moeda nacional em circulação foi declarado o Dia da Moeda Nacional. 15 de novembro é também um feriado profissional para os funcionários do sistema financeiro da República do Cazaquistão.

 

A moeda nacional tem seu símbolo (〒).

 

A conversão de moeda mais vantajosa é realizada em casas de câmbio oficiais e bancos. No Cazaquistão, cartões de crédito são aceitos praticamente em todos os lugares. Recentemente, os pagamentos sem dinheiro se tornaram generalizados no país. Em cada cidade do país, é possível pagar usando aplicativos populares e códigos QR ou transferência bancária. O pagamento sem dinheiro por qualquer veículo (ar, táxi, transporte urbano) também é possível. Compras, pedidos de comida, pagamento de contas, tudo isso pode ser feito online, basta ter um smartphone com um aplicativo instalado para realizar transações financeiras ou ter um cartão para ser usado com um terminal de POS portátil.

Fuso Horário

 

 

Desde 1º de março de 2024, todo o território do Cazaquistão está localizado no 5º fuso horário (UTC+5).

Clima

 

 

O clima do Cazaquistão é fortemente continental, ou seja, com invernos frios e verões quentes. O clima pode variar significativamente em diferentes regiões do país devido às características espaciais. Quando o plantio da primavera está ocorrendo no extremo sul do país, ainda pode haver neve ou tempestades no norte.

 

No inverno, a temperatura média no norte chega a -18,7 °C em janeiro, enquanto no sul é de -1,5 °C. Invernos nevados são ideais para atividades esportivas de inverno em lugares como resorts de esqui. Um dos resorts de esqui mais populares é o resort de esqui de Shymbulak em Almaty.

 

No verão, a temperatura média do mês mais quente, julho, no norte do país é de +18,8 °C, enquanto no sul chega a +28,8 °C. Durante um verão quente, um tipo favorito de recreação para os cidadãos do Cazaquistão é a praia nas pitorescas margens dos mares e lagos, bem como em vários centros de lazer.

 

O Cazaquistão é um país ensolarado. Assim, em algumas regiões, o sol brilha até 330 dias por ano e o céu é quase sempre azul profundo.

A capital do Cazaquistão é Astana

 

 

Astana é a capital do Cazaquistão e até 1998 era conhecida como Aqmola. Em 2019 foi rabatizada com o nome Nur-Sultã mas em 2022 passou a se chamar Astana por um decreto presidencial.

 

A cidade está localizada ao longo do rio Ishim, no centro do país. Sua população é de um milhão de habitantes, sendo a segunda maior aglomeração urbana do país depois da cidade de Almati.

 

Com localização em uma região estepe muito plana e semiárida (como a maior parte do país), Astana abrange 722 quilômetros quadrados e tem uma elevação de 347 metros acima do nível do mar.

 

O clima da cidade, em geral, é continental úmido e tem uma temperatura média anual de 3,5 º Celsius. Isso devido aos invernos rigorosos nos quais a temperatura em janeiro chega a uma média de -14.2 Celsius.

 

Tal temperatura deu a Astana o título de segunda capital mais fria do mundo, depois de Ulã Bator, na Mongólia.

 

Astana é uma cidade planejada, assim como Brasília, no Brasil; Camberra, na Austrália e Washington, DC, nos Estados Unidos. O plano diretor da cidade foi projetado pelo arquiteto japonês Kisho Kurokawa. A cidade tem muitos prédios, hotéis e arranha-céus futuristas, além de sediar o parlamento, a suprema corte, o palácio presidencial e vários departamentos e agências governamentais.

 

O papel de capital deu um poderoso impulso para o desenvolvimento econômico de Astana. A alta taxa de crescimento econômico da cidade tem atraído inúmeros investidores. Desde que se tornou a capital, o volume de investimentos aumentou quase 30 vezes, o produto interno bruto (PIB aumentou noventa vezes e a produção industrial aumentou em onze vezes. O PIB da cidade representa cerca de 8,5 por cento do PIB do país.

 

A Nova Zona Econômica Especial de Astana, foi estabelecida em 2001 para desenvolver a indústria e aumentar a atratividade da cidade para os investidores. O local tem recebido fábricas, um complexo de fast food, de armazéns temporários e um centro de negócios, além de uma fábrica de móveis e produção de máquinas de engenharia civil e militar.

 

A administração de Astana está promovendo o desenvolvimento das pequenas e médias empresas através da cooperação do Fundo Soberano da cidade e da Câmara Econômica Nacional. O suporte é fornecido por um programa especial de crédito. Como resultado, o número de empresas de pequeno e médio porte aumentou consideravelmente. Consequentemente, o número de pessoas empregadas em empresas de pequeno e médio porte também vem aumentando ano após ano.

 

Poderes do governo

 

 

O Presidente da República do Cazaquistão é o chefe de estado, o mais alto funcionário, que determina as principais direções da política doméstica e externa do estado e representa o Cazaquistão tanto dentro quanto fora do país. O Presidente é um símbolo e garantidor da unidade nacional e do poder estatal, inviolabilidade da Constituição, direitos humanos e civis, e liberdades.

 

O governo exerce o poder executivo, lidera o sistema de órgãos executivos e gerencia suas atividades.

 

As funções legislativas são desempenhadas pelo Parlamento, que consiste em duas Câmaras – o Senado e o Mazhilis, atuando de forma permanente. O Senado é formado por deputados representando, de acordo com o procedimento estabelecido pela lei constitucional, duas pessoas de cada região, cidade de significado republicano e capital da República do Cazaquistão. Dez deputados do Senado são nomeados pelo Presidente da República, cinco dos quais são nomeados com base na proposta da Assembleia do Povo do Cazaquistão. O Mazhilis é composto por noventa e oito deputados eleitos de acordo com o procedimento estabelecido pela lei constitucional sob o sistema eleitoral misto: de acordo com o sistema de representação proporcional no território de um único distrito eleitoral nacional, bem como em distritos eleitorais territoriais de voto único.

Políticas

 

 

Sendo líder da Ásia Central, o país contribui significativamente para fortalecer a estabilidade da região. O país fez grande progresso no cenário mundial. Isso é comprovado pela presidência do Cazaquistão na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e pela realização da Cúpula para essa organização internacional em dezembro de 2010 em Astana. Uma iniciativa significativa introduzida pelo país foi o lançamento e desenvolvimento do projeto CICMA, que é o análogo asiático da OSCE. A atividade produtiva do Cazaquistão como presidente da principal organização do mundo islâmico (OIC) recebeu feedback positivo. O país também é um líder reconhecido no movimento mundial antinuclear.

 

O Cazaquistão é membro da União Econômica Eurasiática.

 

O crescimento estável de todos os setores da economia, o reconhecimento internacional e a estabilidade política tornaram-se a base para a prosperidade da sociedade cazaque. O Cazaquistão é um país que olha para o futuro, ao mesmo tempo em que preserva suas tradições culturais e implementa com sucesso seu enorme potencial no mundo acelerado de hoje.

Economia

 

 

A base de recursos minerais do país é composta por mais de 5 mil depósitos. O custo previsto desses depósitos é estimado em dezenas de trilhões de dólares. O país ocupa a primeira posição no mundo em termos de reservas exploradas de zinco, volframite e barita, segunda posição em prata, chumbo e cromita, terceira em cobre e fluorita, quarta em molibdênio e sexta em ouro.

 

Além disso, o Cazaquistão possui recursos significativos de petróleo e gás (nono lugar no mundo em termos de reservas de petróleo exploradas) concentrados nas regiões ocidentais. Além disso, o país ocupa o oitavo lugar em reservas de carvão e o segundo em reservas de urânio.

 

O Cazaquistão é um dos dez principais exportadores mundiais de grãos e um dos líderes na exportação de farinha. Setenta por cento (70%) das terras aráveis no norte são ocupadas por grãos e culturas industriais como trigo, cevada e milhete. Arroz, algodão e tabaco são cultivados no sul do país. O Cazaquistão também é famoso por seus pomares, vinhas e cucurbitáceas. Uma das principais áreas da agricultura é a criação de animais.

 

Os principais produtos de exportação são produtos da indústria de mineração, energia, metalúrgica e química, bem como da indústria de grãos. Os principais parceiros comerciais do país são Rússia, China, Estados europeus e a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

 

Com o objetivo de diversificar a economia, o programa de desenvolvimento industrial e inovador está sendo implementado com sucesso, no qual antigas empresas são renovadas e novas empresas são estabelecidas.

 

O Cazaquistão está implementando um projeto de grande escala chamado “Nova Rota da Seda”, que visa reviver o papel histórico do país como principal elo de ligação do continente e transformá-lo no maior centro comercial e de trânsito da região, ou seja, uma espécie de ponte entre a Europa e a Ásia.

 

Uma modernização social em grande escala do país está em andamento. Assim, novas escolas, faculdades profissionais e universidades foram construídas; clínicas médicas modernas e hospitais foram abertos e o sistema de apoio social à população foi melhorado.

 

Atualmente, representantes de 130 grupos étnicos vivem no país. A Assembleia do Povo do Cazaquistão, que é um órgão consultivo para a coordenação das relações interétnicas, opera com sucesso no país. Em Astana, congressos de líderes de religiões mundiais e tradicionais são realizados regularmente

Ciência

 

 

A rede de organizações científicas – empresas que realizam pesquisas e desenvolvimento – é composta por 414, das quais 106 pertencem ao setor público, 94 ao setor de ensino superior vocacional, 179 ao setor empresarial e 35 ao setor sem fins lucrativos.

 

Trabalham na ciência do Cazaquistão 22.456 pessoas. 37% dos pesquisadores possuem grau científico ou acadêmico, sendo 1.743 doutores em ciência, 3.945 candidatos em ciência, 2.460 doutores em PhD e 96 doutores na área. 34% dos cientistas têm menos de 35 anos; 43% têm entre 35 e 54 anos; 23% têm mais de 55 anos.

 

O Comitê Superior de Ciência e Tecnologia da República do Cazaquistão aprovou 7 áreas prioritárias para o desenvolvimento científico para o período de 2024-2026:

 

  • Ecologia, meio ambiente e gestão ambiental;
  • Energia, materiais avançados e transporte;
  • Manufatura avançada, tecnologias digitais e espaciais;
  • Capacidade intelectual do país;
  • Ciências da vida e da saúde;
  • Desenvolvimento sustentável do complexo agroindustrial;
  • Segurança nacional e defesa, biossegurança.

 

A ciência moderna leva em conta as mudanças ocorridas na sociedade. Uma dessas mudanças é que a sociedade se tornou recentemente informativa. Isso leva às tendências de desenvolvimento da ciência moderna, uma das quais é uma crescente responsabilidade social e moral dos cientistas para com a sociedade.

 

Primeiro, em nome do Chefe de Estado, os jovens cientistas têm sido persistentemente apoiados. Foram implementados 727 projetos como resultado do financiamento de bolsas competitivas para a pesquisa de jovens cientistas. Além disso, em cada projeto financiado pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior, a participação de jovens cientistas é de pelo menos 30%.

 

Segundo, para tomar decisões estrategicamente significativas no campo do desenvolvimento científico do Cazaquistão, foi fundado o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia sob a Presidência. A principal tarefa do Conselho Nacional é determinar as prioridades da política nacional de ciência e tecnologia, mecanismos de desenvolvimento e avaliação especializada do estado atual.

 

Terceiro, em 2023, foi iniciado o financiamento para a criação de 4 parques tecnológicos e centros de engenharia. Até 2029, está prevista a abertura de 7 centros de engenharia especializados e parques de ciência e tecnologia.

 

Quarto, foi elaborada uma nova Lei “Sobre a Política de Ciência e Tecnologia”. Em 23 de novembro de 2023, o projeto de lei foi submetido ao Mazhilis do Parlamento. Os principais objetivos do projeto de lei são o desenvolvimento da ciência e a implementação da política de tecnologia para introduzir os resultados das conquistas científicas para garantir a competitividade do país, coordenação intersectorial de atividades científicas, técnicas científicas e inovadoras. O projeto de lei visa resolver questões estratégicas, profissionais e sociais da atividade científica, superando lacunas legais, criando condições para a formação de pessoal científico, introduzindo garantias de segurança social para os cientistas, introduzindo governança corporativa, etc.

 

Quinto, todo ano 500 cientistas do Cazaquistão fazem estágios nos principais centros científicos do mundo. Em 2023, 809 cientistas receberam bolsas para estágios científicos em centros líderes ao redor do mundo. O trabalho nessa direção foi continuado.

Transporte

 

 

Recentemente, a República do Cazaquistão tem se dedicado ativamente à melhoria de seu sistema de transporte, pois o transporte é um setor importante da economia e da política no Cazaquistão. Primeiramente, isso se deve à sua localização geográfica favorável, vasto território do Cazaquistão, baixa densidade populacional, dispersão de assentamentos e distância, e à dinâmica dos processos de globalização e integração. O Cazaquistão ocupa o nono lugar em área no mundo, e nessas circunstâncias, o transporte se torna a única maneira de superar grandes distâncias entre as regiões, isso se aplica tanto ao transporte de mercadorias quanto ao movimento de pessoas. Novas linhas ferroviárias estão surgindo e estradas estão sendo reconstruídas. O país não tem acesso aos mares e oceanos além do Mar Cáspio, e como resultado, a maior parte de todo o transporte recai sobre o transporte terrestre. Todos os modos de transporte estão representados no país: transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo.

 

Devido às especificidades geográficas, o transporte ferroviário e rodoviário são amplamente utilizados no país. Esses modos de transporte não são apenas convenientes, mas também uma opção econômica para passageiros comuns.

 

A indústria ferroviária doméstica tem uma história de mais de um século. Ao longo desse período, ela tem sustentado e mantido o cumprimento de importantes tarefas do estado para a implementação do transporte de passageiros e carga não apenas dentro do país, mas também no exterior. O comprimento das ferrovias no Cazaquistão ultrapassa 16 mil quilômetros.

 

O comprimento total da rede de estradas da República do Cazaquistão é de 96 mil quilômetros.

 

Hoje, todas as cidades regionais do Cazaquistão têm conexões rodoviárias com todos os centros regionais e assentamentos. A política de investimento visa à modernização das estradas existentes e à construção de novas estradas de importância internacional e local. O Cazaquistão está implementando um projeto em larga escala chamado “Nova Rota da Seda”, que deve revitalizar o papel do país como uma espécie de ponte entre a Europa e a Ásia.

 

O transporte automotivo e urbano elétrico é uma categoria de transporte que inclui todos os transportes por ônibus, bondes, trolebuses, outros transportes secos de passageiros, em particular, metrô (em Almaty), transporte rodoviário de carga, bem como serviços de táxi. Esses serviços de transporte podem ser usados em qualquer cidade do Cazaquistão. Atualmente, o uso de vários serviços de táxi, entrega de alimentos e produtos alimentícios tem sido amplamente desenvolvido no Cazaquistão. Esses serviços utilizam seus próprios aplicativos móveis.

 

O transporte aéreo desempenha um papel importante no sistema de transporte do Cazaquistão devido ao grande comprimento geográfico do país.

 

No Cazaquistão, existem 20 aeroportos de importância republicana e regional, dos quais 18 serviram o transporte internacional. No total, durante os anos de independência, a reconstrução/construção de pistas em 22 aeroportos e a reconstrução/construção de terminais de passageiros em 16 aeroportos foram realizadas. Como parte da modernização da infraestrutura de transporte aéreo, obras estão sendo realizadas em 4 objetos (os aeroportos das cidades de Almaty, Shymkent, Kyzylorda, Kostanay).

 

A implementação dos projetos de infraestrutura acima aumentará a capacidade de transporte de passageiros, o que, por sua vez, proporcionará aos residentes do país um nível mais alto de conforto. Até 22.02.2024, havia 50 operadores cazaques em operação.

 

Desde 2012, o mercado de transporte aéreo doméstico foi totalmente liberalizado, ou seja, qualquer companhia aérea do Cazaquistão pode operar voos em qualquer rota doméstica de acordo com a demanda existente sem restrições. Foram 99 aeronaves de cinco (5) companhias aéreas (grupo de empresas Air Astana (FlyArystan), SCAT, Qazaq Air, Uzhnoyr Nebo e Zhetysu) que fornecem transporte regular de passageiros.

 

Existem 630 voos por semana em 51 rotas domésticas. Uma política de “céu aberto” foi introduzida desde 2017 para desenvolver o transporte aéreo internacional de passageiros e novas rotas internacionais foram lançadas anualmente. Atualmente, os voos internacionais são realizados para 28 países em 108 rotas aéreas por quatro (4) companhias aéreas domésticas e 26 estrangeiras.

 

Em 2023, voos foram abertos e retomados em 23 rotas para 13 países com uma frequência de 62 voos por semana (Lahore, Mascate, Manama, Delhi, Sharm el-Sheikh, Pequim, Xi’an, Urumqi, Samarkand, Baku, Tbilisi, Kutaisi, Bishkek, Ancara, Hangzhou, Jeddah).

 

Está prevista a abertura de voos em 2024-2025 para Bukhara, Fergana, Xangai, Hong Kong, Guangzhou, Hainan, Sanya, Tóquio, Cingapura, Riad, Larnaca, Bruxelas, Genebra, Viena, Paris, Milão, Roma, Nova York. O nível de conformidade com os padrões de segurança de voo do Cazaquistão é de 82%. Este é o número mais alto entre os países da CEI, superior à média mundial (15%) e à média europeia (5%).

Religião

 

 

O Cazaquistão moderno é um estado secular. O Cazaquistão sempre foi um local de contato entre as principais confissões mundiais. A garantia de estabilidade na sociedade, a revitalização e o desenvolvimento das tradições religiosas no Cazaquistão são o resultado de uma política estatal equilibrada e coordenada voltada para garantir a liberdade de religião, preservar a harmonia social e a estabilidade na sociedade.

 

Apesar do grande número de religiões diferentes no território do Cazaquistão, a maioria da população é dividida entre muçulmanos que praticam o islamismo sunita e cristãos que praticam o cristianismo ortodoxo russo.

Rede e Comunicações

 

 

O setor de telecomunicações e comunicação da República do Cazaquistão é representado por três áreas: telecomunicações, internet e comunicações postais. Os operadores móveis são os seguintes: Kcell e Аctiv, Beeline, Tele2 e Altel. Existem cerca de 20 operadores de comunicação no mercado de telecomunicações, fornecendo serviços telefônicos de longa distância e internacionais, acesso à internet e comunicações móveis via satélite. Também existem 3 operadores de comunicação móvel.

 

Hoje, ninguém tem dúvidas de que as tecnologias digitais são uma parte integrante de nossas vidas, o que resulta em acelerar seu ritmo e facilitar a vida da humanidade. É dada ênfase especial ao desenvolvimento da indústria digital no Cazaquistão. Para desenvolver a indústria, foi adotado o programa estatal “Digital Kazakhstan”, que compreende um conjunto de programas destinados a melhorar o padrão de vida de cada residente do país por meio da aplicação de tecnologias digitais e fornecimento de acesso ubíquo à Internet para a população.

 

Atualmente, dois grandes projetos estão sendo implementados no país para garantir o fornecimento contínuo de internet de alta velocidade para localidades rurais. Após a implementação dos projetos, todas as localidades rurais com população de 250 pessoas ou mais terão acesso à internet banda larga.

 

Até o momento, o programa estatal “governo eletrônico” foi implementado no Cazaquistão. Graças ao desenvolvimento das tecnologias da informação, a operação das agências governamentais tornou-se mais eficiente, especialmente quando se trata da prestação de serviços públicos à população e entidades comerciais.

 

A comunicação postal é um dos canais físicos para fornecer acesso a serviços de informação e financeiros à população de áreas rurais. Existem 3448 agências postais no território do país.